terça-feira, 31 de maio de 2011

A concepção de gestão escolar defendida pelo Estado do Paraná na gestão 2003-2006 e 2007-2010, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), será apresentada no Congresso Internacional de Pedagogia 2011, que acontecerá entre os dias 24 e 28 de janeiro em Havana, Cuba. O artigo "La participación de las organizaciones comunitarias en la democratización de la escuela pública: un análisis sobre el caso de Paraná/BR en el enfrentamento al alineamento de la educación a las políticas neoliberales", escrito pela coordenadora de Gestão Escolar da SEED, Elisane Fank, foi um dos selecionados pela organização do evento, que tem como objetivo trocar propostas e experiências que propiciam o êxito de uma educação de qualidade.

Elisane defende o papel do Estado como responsável pela implantação de políticas públicas para a educação, além de expor a participação efetiva da comunidade nas decisões da escola. "Participação da comunidade não é lixar carteira ou pintar a escola. O que defendemos é que as pessoas também tomem decisões, que cobrem uma atuação do governo, que participe de todo o processo", ressalta.

Ao produzir o artigo, a intenção de Elisane foi mostrar o enfrentamento que a SEED adotou frente às políticas neoliberais, implantadas em toda a América Latina, durante a década de 1990. "Neste sentido, o artigo apresenta a defesa de democratização da gestão, em consonância com uma concepção de educação, direcionada ao fortalecimento dos segmentos de gestão no controle social, indo para além da democracia como um dos tantos clichês utilizados por discursos de coalizão", explica.

Ela diz que durante os últimos oito anos, a principal ação foi fortalecer as instâncias colegiadas, representadas nas escolas públicas através do Conselho Escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e Grêmio Estudantil. As instâncias colegiadas são organizadas de acordo com seu próprio estatuto e atuam para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da escola.



Temas – O Congresso Internacional de Pedagogia 2011 reunirá profissionais de várias partes do mundo em um programa multidisciplinar. Os temas centrais do programa são compostos por subtemas que serão discutidos em simpósios e fóruns, com a orientação de professores e pesquisadores especialistas. A educação e formação de valores, formação integral, educação se jovens e adultos, alfabetização, avaliações da qualidade da educação, tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação estão entre os temas que serão discutidos no evento. O evento promove, ainda, visitas a instituições de ensino em Havana.

O Congresso coincide com as comemorações dos 50 anos de erradicação do analfabetismo no país e conta com o patrocínio de organismos mundiais, como a Unesco, Unicef, Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento das Populações, Associação dos Educadores Latino-americanos, entre outros.

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