terça-feira, 31 de maio de 2011

As Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) são instâncias necessárias para as escolas públicas. Não apenas por serem responsáveis por gerenciar os recursos dos programas federais e estaduais destinados às escolas, mas também porque as APMFs têm um importante papel político e pedagógico para desempenhar. “Esta é a concepção que tem sido construída desde 2003, para fortalecer a gestão democrática dentro das escolas paranaenses”, ressalta Elisane Fank, coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Para Elisane, a APMF, quando foi instituída nas escolas, tinha apenas o compromisso de angariar recursos. Normalmente, esses recursos eram destinados à compra de materiais escolares ou uniformes aos estudantes que não tinham condições financeiras. “Os caixas escolares, como eram definidos na época, tinham o papel de compensadores e assistencialistas”, afirma, ao comentar que se fazia uma compensação para a omissão do papel do Estado no provimento de políticas públicas para a população, em uma época na qual a escola pública era para poucos.

Hoje, a APMF tem uma outra dimensão, explica a coordenadora. “Politicamente, é um espaço no qual os pais participam das tomadas decisões da escola. Com ela, os pais têm a garantia da participação de seus representantes no Conselho Escolar, órgão colegiado, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora, sobre a organização e realização do trabalho pedagógico e administrativo da escola”, explica.

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