terça-feira, 21 de junho de 2011

EDUCADORES FALAM: 
O QUE SIGNIFICA O DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO (28 DE ABRIL)?

28/04/2011
Futuro Eventos (Futuro Eventos)
Hoje, 28 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional da Educação. Por isto, nada mais adequado que ter a opinião de quem faz a Educação acontecer no Brasil.

A Futuro Eventos, organizadora do Congresso Internacional de Educação (18º EDUCADOR) e da Feira Internacional de Educação (18ª EDUCAR) reuniu a opinião de alguns dos melhores educadores e especialistas em educação.
Veja o que eles responderam:
“É sempre bom lembrar a sociedade da importância da Educação para o desenvolvimento do país e das pessoas como indivíduos, cidadãos, como seres humanos autônomos que seguem valores e princípios éticos. Educar é possibilitar o desenvolvimento do sujeito e, portanto, do país. Ter um "Dia da Educação" faz a imprensa e as mídias divulgarem informações que levam a pensar e a valorizar o trabalho dos professores de norte a sul. E sempre sonhamos que os efeitos sejam mais práticos que apenas a lembrança do dia especial”.
Marcos Meier
, mestre em Educação, professor e psicólogo.
“Criar uma referência cultural que torne obrigatória uma reflexão para o mundo sobre a educação”.
Joe Garcia, Doutor em Educação pela PUC-SP. Pesquisador, consultor e conferencista no campo educacional.
“É preciso lembrar nesse dia que agora começamos dar passos maiores na educação no pais, porém ainda não existe acesso 100% da educação para todas as crianças e esse é o maior ponto a ser refletido”.
Geraldo Almeida, Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestrado na UFPR e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Neste dia refletiremos sobre a importância fundamental da evolução para o futuro desta nação”.
Vasco Moretto é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, em Québec, Canadá, licenciado em Física pela UnB e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
“Um dia para ter consciência que tem muita coisa a ser feito, tanto do lado do educador quanto das autoridades, é um dia para pensar que a educação esta sempre em movimento e sempre tem algo a ser mudado, algo a se fazer”.
Lucia Fidalgo, Lucia Fidalgo é professora, escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela universidade federal fluminense.
“Um dia para focar o olhar dos propositores da política para melhora do trabalho dos professores, é necessário que aja uma mudança de política e do papel da educação dentro das escolas”.
Elisane Fank, pedagoga, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e mestre em Políticas Educacionais e Gestão da Educação.
“Provocar uma reflexão para pensar a educação e repensar a escola”.
Luca Rischbieter Formado em Geografia pela UFPR, com mestrado em Educação pela Universidade Paris V. 
“A importância é uma oportunidade para lembrar a todo brasileiro o significado da educação para a formação integral do ser humano e sua realização plena”.
Thereza Penna Firme, professora, pesquisadora e psicóloga com especial formação em Avaliação.


“O Dia Nacional da Educação é mais uma oportunidade de entendermos o valor da escola e dos professores para o dia a dia da nação!”.
Gabriel Perissé, professor, escritor e Doutor em Filosofia da Educação pela USP.

“A Educação transforma e promove o desenvolvimento humano. Portanto, o Dia Nacional da Educação no Brasil poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos”.
Lucy Duró, Pedagoga e Psicopedagoga.
“Ter um dia especialmente dedicado à Educação é uma oportunidade de mobilizar todos os brasileiros para essa questão. Discutir o conceito de qualidade em Educação e informar a população em geral sobre seus direitos e deveres são ações que devem ser cada vez mais incentivadas nessa data. Costumo dizer que uma boa iniciativa para comemorar a data seria a criação de um PROCON específico para a Educação, no qual todos pudessem denunciar condições e práticas não condizentes com uma estrutura educacional digna e competente”. 
Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia e autor de diversos livros e artigos. Atualmente é Reitor da UNIABEU, RJ.

“A educação brasileira realizou uma conquista importante: universalizou a entrada e a permanência na escola básica. Agora temos uma nova e urgente tarefa: formular novas metodologias para dar conta da diversidade dos estudantes, universalizar a educação básica e ampliar a jornada escolar para o tempo integral. Hoje é uma data de conquistas, mas com disposição para construir o futuro.”
Marcos Cordiolli, professor e cineasta, Graduado em História pela UFPR e mestrado em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. Professor universitário de graduação, de especialização latu senso e de mestrado.

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