EDUCADORES FALAM:
O QUE SIGNIFICA O DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO (28 DE ABRIL)?
28/04/2011
Futuro Eventos (Futuro Eventos)
Futuro Eventos (Futuro Eventos)
Hoje, 28 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional da Educação. Por isto, nada mais adequado que ter a opinião de quem faz a Educação acontecer no Brasil.
A Futuro Eventos, organizadora do Congresso Internacional de Educação (18º EDUCADOR) e da Feira Internacional de Educação (18ª EDUCAR) reuniu a opinião de alguns dos melhores educadores e especialistas em educação.
Veja o que eles responderam:
“É sempre bom lembrar a sociedade da importância da Educação para o desenvolvimento do país e das pessoas como indivíduos, cidadãos, como seres humanos autônomos que seguem valores e princípios éticos. Educar é possibilitar o desenvolvimento do sujeito e, portanto, do país. Ter um "Dia da Educação" faz a imprensa e as mídias divulgarem informações que levam a pensar e a valorizar o trabalho dos professores de norte a sul. E sempre sonhamos que os efeitos sejam mais práticos que apenas a lembrança do dia especial”.
Marcos Meier, mestre em Educação, professor e psicólogo.
Marcos Meier, mestre em Educação, professor e psicólogo.
“Criar uma referência cultural que torne obrigatória uma reflexão para o mundo sobre a educação”.
Joe Garcia, Doutor em Educação pela PUC-SP. Pesquisador, consultor e conferencista no campo educacional.
Joe Garcia, Doutor em Educação pela PUC-SP. Pesquisador, consultor e conferencista no campo educacional.
“É preciso lembrar nesse dia que agora começamos dar passos maiores na educação no pais, porém ainda não existe acesso 100% da educação para todas as crianças e esse é o maior ponto a ser refletido”.
Geraldo Almeida, Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestrado na UFPR e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Geraldo Almeida, Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), formado em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestrado na UFPR e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“Neste dia refletiremos sobre a importância fundamental da evolução para o futuro desta nação”.
Vasco Moretto é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, em Québec, Canadá, licenciado em Física pela UnB e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
Vasco Moretto é mestre em Didática das Ciências pela Universidade Laval, em Québec, Canadá, licenciado em Física pela UnB e especialista em Avaliação Institucional pela Universidade Católica de Brasília-UCB.
“Um dia para ter consciência que tem muita coisa a ser feito, tanto do lado do educador quanto das autoridades, é um dia para pensar que a educação esta sempre em movimento e sempre tem algo a ser mudado, algo a se fazer”.
Lucia Fidalgo, Lucia Fidalgo é professora, escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela universidade federal fluminense.
Lucia Fidalgo, Lucia Fidalgo é professora, escritora, contadora de histórias, bibliotecária, mestre em educação pela universidade federal fluminense.
“Um dia para focar o olhar dos propositores da política para melhora do trabalho dos professores, é necessário que aja uma mudança de política e do papel da educação dentro das escolas”.
Elisane Fank, pedagoga, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e mestre em Políticas Educacionais e Gestão da Educação.
Elisane Fank, pedagoga, especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e mestre em Políticas Educacionais e Gestão da Educação.
“Provocar uma reflexão para pensar a educação e repensar a escola”.
Luca Rischbieter Formado em Geografia pela UFPR, com mestrado em Educação pela Universidade Paris V.
Luca Rischbieter Formado em Geografia pela UFPR, com mestrado em Educação pela Universidade Paris V.
“A importância é uma oportunidade para lembrar a todo brasileiro o significado da educação para a formação integral do ser humano e sua realização plena”.
Thereza Penna Firme, professora, pesquisadora e psicóloga com especial formação em Avaliação.
“O Dia Nacional da Educação é mais uma oportunidade de entendermos o valor da escola e dos professores para o dia a dia da nação!”.
Gabriel Perissé, professor, escritor e Doutor em Filosofia da Educação pela USP.
“A Educação transforma e promove o desenvolvimento humano. Portanto, o Dia Nacional da Educação no Brasil poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos”.
Lucy Duró, Pedagoga e Psicopedagoga.
Thereza Penna Firme, professora, pesquisadora e psicóloga com especial formação em Avaliação.
“O Dia Nacional da Educação é mais uma oportunidade de entendermos o valor da escola e dos professores para o dia a dia da nação!”.
Gabriel Perissé, professor, escritor e Doutor em Filosofia da Educação pela USP.
“A Educação transforma e promove o desenvolvimento humano. Portanto, o Dia Nacional da Educação no Brasil poderia representar um marco para a conscientização da importância do papel do educador na formação de uma criança ou de um jovem. Esta conscientização tem que ser de pais, professores, psicólogos, médicos, todos”.
Lucy Duró, Pedagoga e Psicopedagoga.
“Ter um dia especialmente dedicado à Educação é uma oportunidade de mobilizar todos os brasileiros para essa questão. Discutir o conceito de qualidade em Educação e informar a população em geral sobre seus direitos e deveres são ações que devem ser cada vez mais incentivadas nessa data. Costumo dizer que uma boa iniciativa para comemorar a data seria a criação de um PROCON específico para a Educação, no qual todos pudessem denunciar condições e práticas não condizentes com uma estrutura educacional digna e competente”.
Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia e autor de diversos livros e artigos. Atualmente é Reitor da UNIABEU, RJ.
“A educação brasileira realizou uma conquista importante: universalizou a entrada e a permanência na escola básica. Agora temos uma nova e urgente tarefa: formular novas metodologias para dar conta da diversidade dos estudantes, universalizar a educação básica e ampliar a jornada escolar para o tempo integral. Hoje é uma data de conquistas, mas com disposição para construir o futuro.”
Marcos Cordiolli, professor e cineasta, Graduado em História pela UFPR e mestrado em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. Professor universitário de graduação, de especialização latu senso e de mestrado.
Júlio Furtado, Doutor em Ciências da Educação, Mestre em Orientação Educacional, graduado em Geografia, Pedagogia e Psicologia e autor de diversos livros e artigos. Atualmente é Reitor da UNIABEU, RJ.
“A educação brasileira realizou uma conquista importante: universalizou a entrada e a permanência na escola básica. Agora temos uma nova e urgente tarefa: formular novas metodologias para dar conta da diversidade dos estudantes, universalizar a educação básica e ampliar a jornada escolar para o tempo integral. Hoje é uma data de conquistas, mas com disposição para construir o futuro.”
Marcos Cordiolli, professor e cineasta, Graduado em História pela UFPR e mestrado em Educação: história e filosofia da educação pela PUC-SP. Professor universitário de graduação, de especialização latu senso e de mestrado.
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