CADERNO TEMÁTICO - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO - SEED - 2010
CADERNO TEMÁTICO - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
É com muito carinho que a Secretaria da Educação do Estado do Paraná encaminha este
caderno às escolas estaduais. Ele expressa o que defendemos sobre a função social da escola pública e, em alguma medida, sintetiza o que, ao longo de quase oito anos de gestão, discutimos e aprendemos com o coletivo escolar.
Nestes anos a equipe, inicialmente chamada CADEP (Coordenação de apoio à direção e
equipes pedagógicas) e, posteriormente, CGE (Coordenação de Gestão Escolar), esteve em contato com as equipes pedagógicas e diretivas, bem como com os segmentos de gestão (Grêmios Estudantis, APMFs e Conselhos Escolares) da rede estadual, por intermédio das Jornadas Pedagógicas, dos Simpósios, encontros de formação continuada, encontros Itinerantes e dos Grupos de Estudos. O objetivo, desde 2003, estava em fortalecer conceitualmente as equipes pedagógicas das escolas estaduais para, historicamente, enfrentarmos a divisão entre orientação educacional e supervisão escolar, assim como a dualidade entre o fazer e o pensar, criando espaços democráticos de gestão. A ressignificação da atuação deste profissional, que articula todo o trabalho pedagógico no interior das instituições escolares, deu-se em conformidade com a discussão nacional.
A este respeito, salientamos que a construção coletiva dos Projetos Político-Pedagógicos das
e nas escolas foi uma conquista da própria categoria na luta por uma maior autonomia. Quanto ao que se refere à gestão escolar e ao trabalho pedagógico, veio na mesma direção das políticas educacionais implementadas por este governo que, situado num processo histórico, defende uma concepção de educação voltada àqueles que dela dependem como via de emancipação humana, ou seja, a própria escola, a qual a partir do momento em que expressa as necessidades do trabalhador e do filho do trabalhador, define uma concepção de educação. Concepção esta, então, entendida como a expressão da escola pública.
Reafirmamos que, de forma alguma, a educação pública respondeu historicamente aos desígnios mercadológicos que imputam à escola o papel de atender aos interesses privados, pelos quais se prepara o sujeito para o mercado de trabalho, seja na perspectiva de uma formação mecânica, repetitiva ou mesmo genérica em nome de desenvolver competências e habilidades. Em ambas as perspectivas, o que se tem é uma formação parcial, superficial, esvaziada dos conhecimentos históricos, necessários ao processo de emancipação. Ao passo em que a escola se apropria de sua função social, se percebe num processo de formação humana, por onde o conhecimento se faz, se refaz, se apropria, se ensina, se media e se socializa, como a maior expressão da democracia.
Este caderno, portanto, expressa uma concepção de escola pública, resultante da conquista de milhares de educadores, os quais, ainda que arrefecidos pelas suas condições históricas, acreditam que é possível avançar para além de um mundo contraditório e excludente.
Reunimos estes textos de educadores e professores das universidades numa tentativa de
promover a organicidade conceitual que pauta o planejamento da prática pedagógica, o papel do pedagogo e do currículo, a concepção de gestão democrática, a abordagem de ensino aprendizagem que expressa as bases epistemológicas de uma pedagogia crítica, além de artigos que fundamentam o diagnóstico e planejamento do trabalho pedagógico. São temas que contribuem para esta organização no interior das nossas escolas, subsidiando o trabalho do professor pedagogo, da direção e das instâncias colegiadas de gestão.
Esperamos que as contribuições deste caderno reflitam na melhoria da educação ofertada
aos alunos e alunas do estado do Paraná.
Alayde M. Pinto Digiovanni - Superintendente da Educação
Elisane Fank - Coordenadora de Gestão Escolar
SUMÁRIO
A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA COMO MÉTODO E CONCEPÇÃO: UMA ABORDAGEM PARA ALÉM DOS CLICHÊS DAS POLÍTICAS MERCADOLÓGICAS E DE COALIZÃO Elisane Fank - SEED
O PAPEL DO PEDAGOGO NA GESTÃO: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO DO CURRÍCULO Mariana F. Taques
Paulla Helena S. de Carvalho
Ana Carolina S. Duarte Böni
Elisane Fank
Marilda Alberton Leutz
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO “COLETIVA”?
Elaine Sinhorini Arneiro Picoli
Elma Júlia Gonçalves de Carvalho
A PARTICIPAÇÃO E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ: A PASSAGEM DA SOLIDARIEDADE E DO ASSISTENCIALISMO PARA O CONTROLE PÚBLICO.
Meire Donata Balzer
Nádia Artigas
Rosemary de Carvalho Sebastião
Elisane Fank
O PROGRAMA PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA (PDE-ESCOLA) COMO MAIS UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARANÁ
Elisane Fank
Deuseles de Oliveira
Mariana Fonseca Taques
EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA: QUANDO A PSEUDONEUTRALIDADE EXPRESSA UMA OPÇÃO PELA NATURALIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES
Meire Donata Belzer
Paulla Helena Silva de Carvalho
Elisane Fank
PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO, DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS, CONTEÚDOS E METODOLOGIA DE ENSINO: APORTES DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
Marta Sueli de Faria Sforni
OPOSIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E O CONSTRUTIVISMO PIAGETIANO: IMPLICAÇÕES À EDUCAÇÃO ESCOLAR
Graziela Lucchesi Rosa da Silva
Nadia Mara Eidt
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